sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

As vantagens do espírito empreendedor

As vantagens do espírito empreendedor
As vantagens do espírito empreendedor.
Muito se discute a respeito da formação do empreendedor, da importância desta formação. Para o senso comum, as técnicas, os comportamentos, as maneiras de trabalhar o empreendedorismo, como a aquisição de ferramental teórico-prático para aplicação na área de negócios, são algumas das principais discussões a respeito da problemática.
Acreditamos que o empreendedor é alguém que vai além da utilização de tal ferramental. É aquele capaz de inovar, e não apenas seguir rotinas administrativas. Empreender pode não se limitar ao mundo dos negócios, e mesmo nele pode ser mais do que estabelecer e modelar comportamentos. Em nossa visão, empreender envolve ações que podem ser realizadas em diversos setores de atuação além do ambiente empresarial.
Em minha pesquisa de mestrado sobre a formação do sujeito empreendedor e em minhas palestras em empresas sobre a cultura empreendedora trago aspectos que desenvolvi com jovens estudantes na construção de suas carreiras.
O empreendedorismo aceita o complexo como base de sua implantação. Complexo, não no sentido de complicado, mas no sentido que a Edgar Morin, traz do grego, "complexus", aquilo que foi tecido junto e portanto de for dissociado, fragmentado, se perde.
O espírito empreendedor é um terreno de cultivo e criatividade, não é estático e nem se estabelece apenas pela introdução de ferramentas. Esse cultivo diz respeito, além do aprendizado contínuo, ao cuidado com cada parte, com o todo e suas relações. Criatividade pressupõe movimento, dinâmica, condições estas que são estreitamente ligadas ao espírito humano.
É um trabalhar com a audácia que é criativa, buscando o cuidado ético, relacionando as ações, contextos e agentes de forma integrada, humanizada, aguçando os olhares e o freqüente lidar com cenários diversos.
No que diz respeito ao ensino, à educação, vemos frequentemente que o conhecimento gira em torno dele mesmo, não se preocupando com o sujeito que vivencia ou deveria vivenciar o processo educacional. O olhar, exclusivamente técnico, traz a ilusão de que o acúmulo de conhecimento, a certificação ou o diploma sejam fins em si mesmos, independentemente do ambiente, da ação ou inação e outras pertinências do sujeito.
Esse olhar que pretendemos como humano, possibilita que o processo de formação leve em conta o sujeito com suas contradições, indecisões, virtudes, percepções e modos de perceber a vida.
A formação do empreendedor deve permitir o estímulo à aceitação da incerteza e o constante contato com desafios. A complexidade do mundo, da vida, necessita de processos de formação menos fragmentados, limitados por propostas com foco único. É fundamental conceber o ser humano além do executor como aquele produtor de resultados.
O que emerge disso é o que concebemos como humano. Essa vivência e experiência, em nossa visão, são importantes e devem ser consideradas na dinâmica de formação, particularmente para a elaboração do sujeito empreendedor.

PROF. VALTER BASTOS 


Estou aqui neste dia que antecipa o último fim de semana do ano a públicar esse artigo para levar você a conhecer um Blog que você não faz públicações só por fazer,mas que faz você unir o útil ao agradavél,para você que gostar de blogar,você pode fazer suas públicações e ainda sim ganhar dinheiro através do internet marketing. Quer conhecer esse negócio vá ao link abaixo e der um simples ckick para que possa ver o vídeo que dar explicações sobre o Blog.

http://forms.aweber.com/form/19/82233519.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário