16/01/2012
liderança
Dez dicas para você se tornar um líder nota 10
Desenvolver
um produto ou serviço inovador é fundamental para o sucesso de um
negócio. Planejar a empresa – antes, durante e após o início das
atividades – também. Capital de giro para tocar o empreendimento, dizem
os especialistas, é fundamental.
A
diferença entre o sucesso e o fracasso do seu empreendimento, porém,
pode estar na maneira como você conduz o negócio. E, nesse ponto, ser um
bom líder é fundamental. Pensando nisso, o Estadão PME elaborou uma
lista com dez ações efetivas que podem transformá-lo em um bom chefe.
Ao seguir essas
recomendações, você só tem a ganhar. Principalmente porque conseguirá
reter talentos em sua equipe de trabalho. “Nos pequenos negócios, o
profissional pode ter contato com diversas áreas e possui também mais
poder de agir para modificar o funcionamento das coisas. E isso é
bastante valorizado pelos trabalhadores modernos”, afirma Fernando da
Costa, diretor da Human Brasil, empresa especializada em recrutamento e
seleção.O especialista já deu uma dica: conceda autonomia aos funcionários. Agora, confira a lista para ser um bom chefe.
1) Quando ocorrer um erro, aborde o funcionário com imparcialidade e procure orientá-lo.
2) Seja transparente e justo
3) Compartilhe os bons resultados com a equipe, valorizando e reconhecendo o mérito do time.
4) Em situações de instabilidade, tome decisões conjuntas e assuma a responsabilidade.
5) Comunique a visão da empresa aos funcionários.
6) Procure identificar líderes potenciais e contribua para a formação deles.
7) Delegue tarefas.
8) Em caso de falha, busque com os funcionários aprender com os erros e identificar suas causas.
9) Realize feedback com frequência.
10) Seja comprometido com resultados e transmita isso para a equipe por meio de desafios.
Mas é claro que cada caso é um caso e o pequeno empresário precisa olhar a sua realidade, quais são seus problemas específicos. É o caso do empreendedor Erick Vils, fundador da webSoftware, uma pequena empresa de tecnologia da informação do Rio de Janeiro.
Cansado dos atrasos frequentes de funcionários, ele resolveu chamar a equipe para uma conversa. Descobriu que o trânsito e a distância de casa para o trabalho eram as causas do problema. Para solucionar o problema, a empresa subsidia entre 70% e 80% do aluguel de uma casa em Jacarepaguá, onde hoje moram seis dos 18 funcionários. Além disso, colocou à disposição da equipe uma van gratuita. Deu certo.
Fonte: estadao PME
Estou aqui neste terceiro dia do ano de
2014 continuando a trabalhar no meu negócio de internte markenting para
levar você a conhecer esse negócio que pode fazer você ter uma nova
expectativa para o 2014 que se inicia, quer conhecer esse negócio vá ao
link abaixo e de der um simples click e veja um vídeo explicativo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário